Embarque imediato: bem-vindos a bordo

Bem-vindos a bordo. A bordo, à mesa, à cozinha. Depois de algumas semanas de treinamento, como se os posts anteriores a esse fossem juntos uma espécie de número zero, começa hoje a valer este site que se propõe a ser uma revista digital. Um espaço voltado aos prazeres e alegrias das viagens, focadas especialmente na mais saborosa forma de cultura popular, a gastronomia e tudo o mais que envolve o universo das comidas e bebidas. Os restaurantes e bares, claro, mas também os mercados e feiras, os empórios e cafés, os agricultores, enólogos e cervejeiros, os cozinheiros e garçons, maîtres e sommeliers, enfim, as pessoas e lugares.

Uma revista digital porque tem colunas diárias, de segunda a sexta; além de notas e notícias, reportagens e galerias de imagens, crônicas, eventualmente receitas e – muito em breve – vídeos.

A pauta da semana de estreia, que começa simbolicamente com a primavera, já está definidas, e aproveito para apresentar qual será o calendário de colunas, e quais serão as primeiras.

Vamos lá, porque o embarque é imediato. Às 22h53 deste sábado, começo da primavera. Hora de semear e pensar na colheita. De ver as flores. Apreciar a vida.

 

———————————————-CALENDÁRIO—————————————-

 

SEGUNDA:
– Vinho da semana– Abrimos a semana com um dos temas mais queridos aqui: o vinho. O primeiro, dia 24 de setembro, será um dos melhores dos últimos tempos provados por mim: Nicolas Joly La Coulée De Serrant 2006. Vou escrever sobre ele, sim, com a consciência de que me faltarão palavras. Que vinhaço.
– A boa
– Algum evento especial no calendário dos próximos dias. Um jantar, um festival, uma palestra, uma aula. Falaremos na próxima terça sobre a festa de 35 anos da ABS-RJ, que acontece na quinta.

 

TERÇA:
– De bar em bar – Os bares mais fantásticos do mundo, e eventualmente alguns vagabundos balcões, mas desses que merecem ser visitados. A primeira resenha sobre o incrível Marea, em Nova York, cujo bar é uma ótima escolha para um drinque ou refeição ligeira, sem precisar de reserva, e a qualquer hora do dia.
– Viagem com Farofa – A ideia aqui é fazer reportagens sobre algum destino, observado através da gastronomia. Desde lugares que atraem viajantes interessados na boa mesa, como Nova York, Paris e Barcelona; como outros que não são famosos exatamente pelos comes e bebes, como por exemplo Orlando, e os parques da Disney. E este será exatamente o tema de inauguração. Aliás, a Flórida, ótimo destino gastronômico, assim como os EUA, como um todo, será destaque corrente no site, tanto que tem até uma seção, Disney para Maiores. A ideia é montar aos poucos um guia, para os pais que querem viajar com os filhos, mas se desesperam com a possibilidade de comerem mal. Não, ao contrário do que muita gente pensa, come-se muito bem nos parques de Orlando, mas é preciso saber aonde e como ir. E nós estamos aqui para isso. Para devorar lugares. viagemcomfarofa.com.br/

 

QUARTA:
– Cozinha em revista – Uma crônica sobre uma refeição digna de nota. Depois de já ter publicado textos sobre o Oteque, pra mim a grande novidade do ano (para ler, clique aqui), a resenha desta semana será sobre um jantar no Cipriani, o italiano do Copacabana Palace, que hoje vive seu melhor momento, definitivamente um dos restaurantes do Brasil em qualquer lista que se faça, pela cozinha e todo o conjunto da obra: o serviço, a louça, a localização.
– Cerveja de bandeja – A versão cervejeira do Vinho da Semana, sempre destacando algum rótulo ou cervejaria, ou algum bar especializado no assunto, e outras notícias relacionados a este universo. Para inaugurar a seção, escolhi falar de uma de minhas cervejas preferidas, a que compro para o dia-a-dia: Therezópolis Jade, homenagem ainda à cidade onde fica a redação desta revista digital, uma IPA com o melhor custo-benefício do mercado, na opinião deste editor que vos escreve.

 

QUINTA:
– Destilaria – Aqui a pauta são os drinques e bebidas espirituosas, os alambiques, os bares especializados no assunto e outros temas derivados. Começando nesta semana de lançamento falando do Plymouth Classics Day, que acontece na terça da semana seguinte, envolvendo vários bares no Rio.
– Retrato de um prato –
A partir de uma foto apetitosa falaremos de um prato clássico da cozinha mundial, indicando ao menos um lugar para prová-lo, eventualmente apresentando a receita, ou explorando os aspectos regionais e históricos. Abriremos algumas exceções para  um ou outro prato contemporâneo, não só que seja de extrema excelência e execução, mas também que traga originalidade e beleza na apresentação, e  que tenha ainda assinatura de respeitável ou promissor cozinheiro. Começaremos com a pissaladière, prato típico de Nice, no Sul da França, um primo da pizza, feito com a incrível pissalat, uma pasta de peixe salgado (anchova), com cebolas e azeitonas pretas. Uma maravilha da culinária mediterrânea.

SEXTA:
– Rio de Janeiro a Dezembro – Retomando o espírito original do meu blog Rio de Janeiro a Dezembro, que andou inativo, aqui o assunto é o Rio de Janeiro. Seus bares e restaurantes, suas esquinas e mercearias, seus armazéns e feiras, seus mercados e pessoas, suas frutas e seus doces, suas cervejas e suas pingas, seus balcões e suas mesas, suas cozinhas e suas bandejas, suas grelhas e seus petiscos, suas taças e suas facas, suas panelas e caldeirões, seus garfos e seus cozinheiros, suas cumbucas, pratos, receitas, histórias, calçadas, tamboretes, salgadinhos, PFs, almoços e jantares. Sua vida. Estreamos com uma reportagem especial falando do… Ainda não sei… tenho uma semana para pensar e fazer.
– Cama e mesa – Algum restaurante onde também podemos dormir muito bem, obrigado; ou ainda algum hotel que também tenha um restaurante altamente recomendável. Pode ser algo mais rústico e rural, como a Pousada da Alcobaça, ou algum cinco-estrelas fantástico, como o Copacabana Palace, dois lugares já esquadrinhados nas semanas anteriores, por exemplo: para ler, clique aqui; ou aqui, respectivamente. Próxima parada? Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel. O nome é grande? Sim, seus atributos também.

 

——————————————–E MAIS———————————————-

 

E, além disso, a qualquer momento podem entrar mais histórias, notícias, fotos, entrevistas, resenhas, crônicas, notas, provocações, repercussões, novidades, vídeos, artigos, momentos, encontros e outras delícias.

Amanhã tem notícias da temporada de inverno em Park City, perto de Salt Lake City, no Estado de Utah (EUA) e também uma matéria sobre o restaurante Chez Claude, no Leblon, um verdadeiro show, tanto no sentido do espetáculo como também no de amostra, a casa do chef francês mais brasileiro e simpático de todos os tempos, onde ele apresenta sua comida, seus cozinheiros e a sua vida.

 

UMA ÓTIMA E DELICIOSA VIAGEM A TODOS.
APERTEM OS CINTOS.
PREPARAR PARA DECOLAR.
PORTAS EM AUTOMÁTICO.

O QUE IMPORTA NÃO É O DESTINO, E SIM O CAMINHO.

 

—————————————————-FIM————————————————-

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s